TESTE DE ERGOESPIROMETRIA E CALORIMETRIA

SOBRE TESTE DE ERGOESPIROMETRIA E CALORIMETRIA

O Teste Ergoespirométrico é um procedimento que mede o desempenho físico máximo do paciente e avalia a resposta de seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar a situações de esforço.

O teste é uma prova de esforço máximo que pode ser feita em esteira ergométrica ou em bicicleta, com aumento progressivo da carga de esforço. A duração total varia normalmente entre oito e 12 minutos, sempre com a supervisão médica.

O sistema respiratório é avaliado a cada respiração, assim como o consumo de oxigênio (chamado de VO2) e a produção de gás carbônico pelos músculos do corpo. Além disso, conseguimos obter os limiares de intensidade de esforço para programação de treinamento tanto para atletas, sedentários e pacientes.

Uma das principais indicações do teste é a busca diagnóstica em pacientes que apresentam sintomas (cansaço, falta de ar etc.) principalmente durante atividades físicas e, muitas vezes, são assintomáticos em repouso.

O teste ajudará a esclarecer se a causa desses sintomas ao esforço é cardíaca, pulmonar ou muscular periférica (pernas) e fazer a diferenciação entre falta de condicionamento físico (sedentarismo) e doença. Para quem desejam iniciar uma atividade física regular, por exemplo, o teste ergoespirométrico permite fazer uma avaliação de eventuais problemas ao esforço, assim como já fornecer informações de quais são as intensidades de esforço para subsidiar no trabalho de preparação física.

Calorimetria

O exame de calorimetria é o teste mais indicado para quem controla o apetite, evita excessos, faz exercícios físicos regularmente e, mesmo assim, não emagrece.

Ele mede o metabolismo basal, que é a quantidade de calorias gastas pelo organismo para a manutenção das funções vitais do corpo em repouso, como temperatura corporal, respiração, batimentos cardíacos, funções celulares e assim por diante.

O exame é simples e indolor, demora de 15 a 20 minutos. Com o teste, é possível definir melhor a quantidade ideal de calorias que cada pessoa pode consumir. Dessa forma, evitamos a hiperalimentação e também o contrário, uma alimentação tão pobre que o paciente não tem energia nem para fazer atividade física.

VOCÊ CONHECE OS PROGRAMAS DO MARCIO ATALLA?

Medida Certa