Gestantes

SOBRE Gestantes


Todo o corpo sofre mudanças e a proposta é evitar os problemas comuns durante o período gestacional que são: dores lombares, ciático, preservação das articulações dos joelhos no ganho de peso, inchaço e enjoos durante a gestação.

Com a sequência de exercícios e outros tratamentos, a gestação é conduzida com muita qualidade. Ficando o pós-parto mais saudável e facilitando o retorno a rotina do dia a dia.

A Clínica BemStar possui uma programação específica que foi criada para oferecer os melhores serviços de apoio às gestantes.

O Programa BemStar para Gestantes conta com várias atividades que proporcionam benefícios neste momento importante da vida da futura mamãe.

O programa é adaptado conforme sua necessidade e condicionamento físico no momento.

 

Atividades que vão ajudá-la a se mexer sem correr riscos. 

  • Fisioterapia
  • RPG
  • Pilates
  • Hidroterapia
  • Drenagem Linfática
  • Massagem relaxante
  • Eventos BemStar – Palestras/ Caminhadas – conforme programação
  • Nutrição
  • Condicionamento Físico
  • Fortalecimento do Assoalho Pélvico

Aguardamos seu contato!


Benefícios do Pilates para grávidas

Os benefícios são diversos, pois ajuda em todas as fases da gestação.

O importante é que os exercícios sejam executados de maneira ponderada visando os benefícios em cada um dos trimestres da gestação. A cada fase da gestação há um ajuste de movimentos para atender as necessidades da futura mamãe.

  • Fortalecimento da musculatura para o dia a dia
  • Alongamento do corpo
  • Benefícios para o pós-parto
  • Boa Postura
  • Reduz dores gerais
  • Melhora na qualidade do sono
  • Melhora na respiração
  • Rápida recuperação pós-natal
  • Melhora a consciência corporal
  • Ajuda no controle emocional
  • Alinhamento corporal e equilíbrio

Pilates e o Alinhamento Corporal & Equilíbrio

O Pilates ajuda a gerar um melhor alinhamento corporal e equilíbrio. Em média metade das gestantes tem dor nas costas, principalmente na parte lombar. Essa dor pode ser considerada uma lombalgia e causar deficiência motora, depressão, insônia entre outros sintomas.

A coluna da gestante sofre um desgaste maior e juntamente com a má postura, obriga a coluna a realizar um esforço desnecessário, o que resulta nas  dores.

Desde o início da gestação várias partes do corpo são afetadas, desde o sistema circulatório até o digestivo. O Pilates além de estimular a circulação e fortalecer os músculos das pernas e braços, ajuda a diminuir o desconforto e trata as dores nas costas.

A gestante pode praticar Pilates tranquilamente até o oitavo mês, mas o tamanho e o peso da barriga são o que vão definir a hora de parar.

Procure sempre por instrutores experientes e já habituados a atender gestantes.


Benefícios pós-parto

O pós-parto tem duração média de 6 a 8 semanas. Nesse período, pouco a pouco, as modificações ocorridas no corpo da mulher durante a gestação irão retornando ao estado anterior à gravidez.

Considerando isso, o Pilates associa seus exercícios a respiração para reativar a musculatura estabilizadora do corpo, que pode se encontrar fraca nessa fase.

Com a prática do Pilates, em curto prazo, essas alterações provocadas pela gestação e parto podem retornar, se não ao normal, o mais próximo do  normal.


Fisioterapia pélvica: a técnica que melhora a qualidade de vida das gestantes

Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), cerca de 10% das consultas ginecológicas no Brasil são por conta de dor pélvica e, ainda com base nos dados divulgados, esse tipo de sintoma apresenta prevalência em torno de 16% na população feminina. A dor pélvica é semelhante a uma cólica, de intensidade leve, moderada ou forte e as causas são as mais variadas, no caso das mulheres pode ser infecção urinária, endometriose, fibrose uterina e cólicas menstruais.

Esse tipo de dor é bastante comum entre as grávidas, afinal, ela acontece porque o útero da gestante encontra-se em fase de crescimento e chega a aumentar até 20 vezes durante a gestação. No entanto, outros fatores como gases e mudanças hormonais podem promover esse sintoma.

A dor na região da pelve, pode ser amenizada através da fisioterapia pélvica, indicada para gerar mais qualidade de vida para a mãe.

O cuidado com a postura também é fundamental. Com o avanço da gravidez, o peso do bebê, alguns órgãos, músculos, ligamentos e articulações são pressionados, podendo fazer com que esse tipo de dor se intensifique. Existem técnicas que auxiliam a estabilidade da pelve, por isso é necessário que a grávida busque um especialista desde o início da gestação.

Esse tipo de fisioterapia é capaz de auxiliar tanto no relaxamento como no fortalecimento da região da pelve. Um dos exercícios mais utilizados para isso é o chamado Kegel. Esse exercício fortalece os músculos que sustentam o útero e a bexiga, ajudando no controle da incontinência urinária e toda a região pélvica. Existem também outros modos de amenizar as dores, por exemplo com o pilates, o alongamento e através da hidroterapia.

O uso de cintas de suporte e calcinhas altas com costura reforçada no abdômen, são alguns dos itens que também podem auxiliar a gestante neste momento.

 






VOCÊ CONHECE OS PROGRAMAS DO MARCIO ATALLA?

Medida Certa




Logo Clínica BemStar
×
Como posso te ajudar?